CHOCALHOS – um presente mimoso…para (também) brincar

Sempre adorei contar histórias, e de escutar também.. desde a época em que trabalhei numa livraria – e com livros infatis
Os livros infantis nos ensinam muitas coisas além das belas ilustrações. Transmitem, muitas vêzes,  o sentido das amizades, das saudades, das perdas, dos belos encontros e que a vida é feita de felicidades e alegrias… a partir do momento que nos abrimos para as coisas mais simples do cotidiano.

Lembrando dessa minha passagem pelos livros infatis e na busca pela criação de peças que exprimissem carinho e afeto –  para os presenteados pelos meu clientes.  

Acabei criando coragem para mostrar a minha linha de chocalhos. (é que sempre eu mudo algo..cada vez que faço um novo…é um processo que não acaba…)

O mais conhecido, que possui uma foto na parte de CONTATO deste blog, é o Passarinho da Prosperidade. A historia da cerâmica na américa Latina é bem curiosa…a feitura de chocalhos pelos povos latinos é bem antiga e sempre na tentiva de evocar alguma qualidade de um determinado animal, que seja a força, a rapidez, esperteza.

pássaro da prosperidade...

Gosto muito da idéia de presentear um amigo com o Passarinho da Prosperidade, como um voto de bons fluidos para a vida e para as boas realizações.

Outro, que é a menina dos meus olhos, é a Coruja Julieta, uma homenagem a todas as imagens e lembranças que temos (no meu caso, da infância). Em seu corpo está gravada a frase “Para a saudade que borda os dias” como se a saudade fosse aquele passarinho na cabeça da Julieta e que vez por outra… nos visitasse e nos deixasse com aquela carinha…

para a saudade que borda os dias...

 Outro chocalho, da linhas das peças mais divertidas é o Sapo Sebastião, em seu corpo gravei a frase “procura-se uma boca”, pois é …o Sebastião tem complexo de príncipe, vive procurando uma boca…e na sua malandragem…acabou sendo eleito o namorado da Jacaroa Jeruza. Uma peça que acabei criando baseada na CUCA do Sítio do Pica Pau Amarelo…vcs lembram da musiquinha? “Cuidados com a cuca, que a cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá…”. Pensando nisso, que no seu corpo está gravado ” Cuidado com a baranga que a baranga te pega! Ou “Hummm martinis e homens lindos à vista”…

Mesmos sendo adultos ainda podemos brincar! 
"hummm martinis e homens lindos à vista"

 

"Procura-se uma Boca"

 

Anúncios

2 Replies to “CHOCALHOS – um presente mimoso…para (também) brincar”

  1. Muito bacanas seus “brinquedos” de adulto! Adorei os sapos em busca de um beijo, muito sacados

    parabéns pelo seu trabalho, que é lindo!

    bjs

    1. Oi Tati,
      Agradeço a visita e o comentário

      Espero que possa ir no III Festival de Cerâmica do Ateliê Terra Bela- mandei para email indicado aqui no blog.

      Um abraço,

      Patrícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s