perfil

Sou paulista. Tenho uma mãe, meiga e pernambucana que sempre nos contava que na época das chuvas, quando ela era pequena… lá em Parnamirim… ela e as irmãs, faziam panelinhas de barro e outros utensílios para suas casinhas imaginárias.

Essa época era maravilhosa, pois o verde renascia e até bonecas surgiam, graças ao milagre que acontecia no milharal. Dizia ela: “As espigas pareciam bonecas e nos esperavam … para serem colhidas …com seus cabelos cor de fogo”.

Daquelas lembranças fica meu reconhecimento, enriquecido pela educação escolar, ao ler “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Lembrar de Fabiano, da cachorra Baleia, da cultura da resignação e perceber um espelho familiar. Personagens fictícios e ao mesmo tempo reais na fala de minha mãe, que me lembra o Pernambuco da D. Inêz, da seca, da ignorância, da falta de comida, ou até pior,da falta de oportunidade. Não sei até aonde essas histórias, que nossos pais e mães nos contam, nos inspiram para as escolhas da vida.

Hoje, sou formada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp. O que me persegue no pensamento é o poeta com seu verso “… as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão…”

Talvez…as memórias da D. Inêz estejam em vários trabalhos meus, escondidas entre uma dobra e outra. É engraçado mas não se pode medir, ou dar um número certo para o tamanho do livre arbítrio.

Sei, que na faculdade me aproximei do universo da cerâmica e da fotografia. Contudo, nesta vida sempre fazemos escolhas. Permaneci com a cerâmica, e há 9 anos desenvolvo peças autorais.

Adicionado ao meu processo criativo, tenho a solicitação de várias pessoas que gostam de cerâmica, e desejam algo para um momento especial, uma comemoração, ou mesmo para um espaço da casa que possa transmitir paz e aconchego. São esses pedidos que fazem parte da lida diária no ateliê, recompensado, no meu caso, pelo sorriso sincero de quem vê a peça idealizada pela primeira vez.

O cabeçalho de minha página que é um floral, esta ilustração foi um pedido de um casal muito amigo, Flávio e Bianca, que desejavam uma ramagem para sala de estar. Jovens e iniciando a construção de uma família, o pedido trazia consigo – segundo meu olhar – o desejo de materializar na cerâmica a continuidade e crescimento destas vidas agora entrelaçadas. Sendo assim trabalhei em módulos.
Quando a família cresceu, ainda destes mesmos amigos recebi o pedido de um Buda para o quarto do menino Joaquim que estava por vir. Desse pedido nasceu a Árvore Namastê com mais de 350 peças para parede.

Outro exemplo, foi o da noiva Regina – de Brasília. Com o desejo de presentear com uma lembrança de seu casamento, todos os participantes daquele momento …nasceram 100 passarinhos com flores. Esta lembrança substituiu o tradicional buquê jogado ao final da cerimônia.
Há gesto mais belo do que desejar a todos os presentes um amor?

Além da argila, desenhos, processos morosos, erros e acertos, posso dizer que são essas pessoas e suas histórias a parte mais nobre, significativa, do meu trabalho com cerâmica.

Preciso dizer a todos(as) que passaram por este ateliê um Muito Obrigada! São estas vivências que fazem a lida no ateliê valer a pena!

Dentro deste processo diário fica meu pensamento de sempre:

Acredito que toda palavra e toda forma são possibilidades para a criação. Como se elas fossem passarinhos, voando, revoando “pelas gentes desse mundo”… O que nos resta é escolher qual delas deixaremos pousar e nos fazer de ninho.

Obrigada, pela sua visita, se puder, deixe suas impressões!

45 respostas para “perfil”

  1. Patricia, teu trabalho cresce não apenas em escala, mas também em complexidade, de forma e possibilidade de significados.
    A palavra e a forma são, nas tuas peças, uma coisa só. A letra não deixa de ser desenho, o desenho não deixa de conter palavras, doces, fluídas, multiplas e férteis.
    Abençoadas sejam tuas mãos, teus olhos, teu ser!
    Abençoada seja nossa vida!
    Muito Carinho;
    Rosivaldo Flausino

    “Se de tudo sobrasse apenas cinzas, ainda assim haveria beleza!”

  2. apesar de ter o gosto de ter visitado o seu atelier, quando estive em são paulo , (lembra com meus primos floriano e isabel,?) declaro minha admiração pelo seu trabalho .
    há um diferencial muito bonito da ceramica que normalmente se faz. desejo-lhe muito sucesso .maria fernanda

  3. Olá Maria Fernanda,

    Eu também gosto muito de receber as pessoas no ateliê.

    Agradeço a sua visita e também o carinho de seus primos, que são muito queridos!

    abraços,

    Patrícia

    1. Oi Taís,

      Muito obrigada pela visita assim que determinar a data certa do workshop, avisarei!

      abraços,

      Patrícia

  4. Olá!
    Gostaria de um contato de email ativo pois, obtive um endereço através de mebros da organização do Carft Design 2009, mas as msgs a ele enviadas são devolvidas.
    Obrigada!

    1. Olá Patrícia,

      Acabei de lhe escrever, peço por favor para me indicar em que endereço vc mandou a sua mensagem!

      Muito obrigada!

      Patrícia

    1. Olá Rita,

      Encaminhei no email indicado uma reposta para vc!

      Muito obrigada pela visita e interesse em minha produção!

      bj,

      Patrícia

  5. Olá Patricia, conheci seu trabalho na Craft Design e me interessei muito. Estou montando uma loja em Minas e gostaria de ter suas peças lá. Você pode me dar o endereço do seu ateliê? Obrigada.

    1. Olá Andréa,

      Já te encaminhei uma resposta com o endereço!

      Aguardo seu contato para agendarmos uma data e horário.

      Muito obrigada

      Patrícia

    1. Oi Virgínia,

      Mandei um email com algums informações, para o endereço que vc indicou no cadastro. Peço para vc me dizer o que lhe chamou mais atenção que monto um orçamento com detalhes.

      Muito obrigada!!

      Patrícia Henriques

    1. Oi Jú,
      Vamos combinar?
      Estou em dois bazares …mas o ateliê sempre tem suas surpresas!!!
      Estou na Brigadeiro Luís Antonio 993, cojto 404 na Bela Vista.

      Um bjs,

      Pati

  6. Patrícia, tive a feliz idéia de dar uma olhadinha no uol hoje pela manhã, estava sem ter o que fazer, mas qdo me deparei com seu trabalho fiquei deslumbrada…Feliz idéia a minha e principalmente a sua…onde posso encontrar seu trabalho para comprar…li de alguns que compraram na Aldeia da Serra??? Me diga adoro essas feiras, no Bexiga, na Benedito Calixto, na República tem muita gente interessante e de talento, ñ moro em São Paulo, mas vou sempre que posso, bjs… sua arte é um deleite…obrigada…precisava disso, nesse domingo. Fernanda

    1. Oi Fernanda,
      Oi Fernanda, tudo bem?

      Pôxa … em aldeia da Serra foi um bazar de Natal. E o que faço é receber os interessados em meu ateliê.
      Inclusive já te escrevi um email, com o meu endereço para vc ter e quando quiser vir é só me ligar e agendar!
      Fico muito feliz que tenha gostado da minhas peças … o fato é que não sei mais fazer outra coisa da vida …além da cerâmica.
      Espero encontrá-la!
      Muito obrigada pelas palavras!
      Patrícia
      bj,

      Patrícia

  7. Pati, nem acredito que te encontrei aqui …. estava pesquisando na internet letras em cerâmica e encontrei seu blog cheio arte e glamour. Fiquei muito feliz !!! Parabéns !!! Amigos de infância qdo encontrados são sempre momentos especiais … espero te ver em breve, irei visitar seu atelier ! Um grde beijo Jana

  8. Oi Patricia,
    Só posso te dar parabéns pelo seu trabalho – é criativo, delicado, único !
    Te desejo todo o sucesso; e foi com muito orgulho que indiquei seu Blog no meu !
    Quando vier ao Rio me ligue, será um prazer recebê-la no meu Atelier !
    Obrigada.
    Beijos,
    Coppelia.

  9. Olá Patrícia,

    saiu uma matéria sobre alguns trabalhos seus no Correio Braziliense, adorei! gostaria de saber como adquirir algumas peças.

    Rita Helena

  10. oi Patricia que coisa boa te encontrar…vi seu trabalho na revista Westwing Histórias, sou a Nina Arbex, nos conhecemos na Pinacoteca….comprei algumas girafinhas pra minha filha, e ela ainda tem !!!

    meu telef. 98018003 amei a ceramica pra jardim “Nina” quero comprar !
    parabens pelo seu trabalho!

    1. Oi Nina!

      Fico muito feliz com seu email e claro vc viu a coincidência bonita? A minha Nina de jardim!! rssss

      Estou em produção e brevemente sairão do forno várias Ninas e te ligarei!

      Beijo!

  11. Patrícia,
    Seu trabalho é muito bonito!!!
    Já deixei um email lá na Loja Virtual!
    Gostaria de saber de mais trabalhos seus e quero adquirir uma produção sua!
    Fiquei encantada com o movimento de suas peças!
    Adorei o passarinho pintado!!!! Amo pássaros! Árvores, etc!!!
    Parabéns!!!!
    Abraços,
    Ana Ofélia
    anabrignolps@hotmail.com

  12. Quanta delicadeza!!! Que maravilha o seu trabalho!!! Sou apaixonada pelo desenho dos galhos de árvores secas. fiquei encantada com as suas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s